terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Director da SAD: Rui Costa

O Rui Costa foi um excelente jogador, daqueles que deixam saudades aos bons adeptos de futebol. Não foi por acaso que representou sempre grandes clubes europeus, se bem que, se calhar, poderia ter tido melhor sorte, não fosse o seu amor ao Benfica (falo da transferência para a Fiorentina).
Portanto, não existem dúvidas acerca de Rui Costa como jogador, mas como director da SAD...
Hoje em dia o director da SAD não possui todas as competências que outrora possuiu, pelo menos em grandes equipas e com grandes treinadores! E quando se cruzam com grandes treinadores, o mais provável é que a escolha de jogadores-reforços não seja uma competência exclusiva.
Então, se a gerência da equipa está exclusivamente a cargo do treinador e a do clube a exclusivo do Presidente, qual o espaço para o director da SAD?
Pergunta simples, agora a resposta simples não sei se será a mais correcta, na medida em que comprar os jogadores indicados pelo treinador com o dinheiro que o presidente lhe "pôs nas mãos" não será certamente a única tarefa para um director da SAD. Mas talvez a mais importante!
E sendo talvez a mais importante, vejamos a curta carreira de Rui Costa:
Comprou: Aimar, Balboa, Urreta, Sidnei, Reyes, Carlos Martins, Yebda, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim.
Quanto às vendas não dedicarei atenção na medida em que apenas se vende, e creio que assim seja no Benfica, os jogadores que são dados como dispensados do plantel pelo treinador. Seria de prestar atenção apenas nos casos em que o jogador fosse dispensado e o director da SAD não fosse capaz de o vender, o que também acontece muito nos dias de hoje, basta pensarmos em Stojkovic (guarda-redes do SCP).
Mas voltando às compras de Rui Costa, façamos uma análise por grupos:
Grupo 1 - jogadores de classe mundial: Aimar, Reyes.
Grupo 2 - jogadores com potencial de qualidade: Balboa, Urreta, Sidnei, Ruben Amorim.
Grupo 3 - jogadores com "provas dadas" - Carlos Martins, Jorge Ribeiro.
Grupo 4 - jogadores desconhecidos - Yebda.
Antes de continuar, e à margem do que tenho escrito, a melhor avaliação a Rui Costa seria verificar quais os jogadores que se encontravam na lista de compras do Benfica como as prioridades de comprar e depois compará-los com os jogadores efectivamente comprados. Mas também para finalizar este capítulo, parece-me que no Benfica, pelo menos esta época, a escolha de jogadores foi realizada com base nas ideias de Quique Flores e Rui Costa.
Posto isto, podemos afirmar que Rui Costa, e Quique Flores também, arriscaram apenas em três jogadores, os dos grupos 3 e 4. Porque os do grupo 1 todos nós compramos de olhos fechados e os do grupo 2 nunca podem ser criticados (porque quem compra a avaliar o futuro potencial, compra sempre bem, à partida).
É provável que possam haver mais compras de jogadores por parte do Benfica, pelo menos mais um, de que tanto se fala (Luis Garcia - Espanyol, Falcão - River Plate ou Smolarek - Racing de Santander), mas para já, fico contente com as compras efectuadas até então, pelo menos parecem efectuadas com alguma sensatez e razoabilidade e, acima de tudo, baseadas na construção de um plantel com determinadas características.

Sem comentários: