quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Os reforços 2008/2009

Os reforços para a época 2008/2009 são, neste momento, nove, no entanto, ainda se fala na vinda do tão falado avançado, que poderá ser Luis Garcia, Falcão ou Smolarek.
Mas farei a minha abordagem por sectores de campo. Assim sendo, na baliza, o Benfica reforçou-se com a vinda de Moretto. Este retornou de um empréstimo e concerteza que será o terceiro guarda-redes, mas digamos que é uma boa aposta, porque, não gastando dinheiro, consegue-se ter um guarda-redes razoável, muito bom entre os postes, e com alguma experiência na liga portuguesa.
Na defesa, e começando pela ala esquerda, veio a custo zero Jorge Ribeiro, jogador internacional de Portugal. Também será suplente, pelo menos enquanto o fantástico Leo jogar de vermelho. Foi uma boa opção, é um jogador versátil, fazendo também as posições de extremo esquerdo e médio centro ou trinco. Não é um jogador com margem de manobra mas parece-me bastante razoável tendo em conta que será um jogador de segunda linha.
No centro da defesa, duas apostas: Miguel Vitor e Sidnei. Excelente. O primeiro, vindo de um empréstimo para ganhar mais experiência de jogo, é um miúdo formado no SLB e que até já jogou a titular algumas vezes na época transacta. O segundo é internacional sub-20 pelo Brasil e, do pouco já visto, parece-me já um bom jogador. Nestes dois jovens, existem grandes margens de progressão e serão suplentes de luxo, na medida em que, devido à sua juventude, não se sentem incomodados no banco de suplentes e possuem forte espírito de grupo e união. Para além disso, sempre que forem chamados à acção, estarão super motivadíssimos, o que aliado à qualidade dos mesmos, só poderá ser positivo.
No meio campo, são muitas as caras novas. No miolo do terreno temos Yebda, Ruben Amorim e Carlos Martins. O primeiro, um jogador totalmente desconhecido em Portugal, jogava no Le Mans em França e possui uma estatura física forte, joga na posição de trinco e tem uma forma de jogar muito idêntica à de Katsouranis, o que por si só já é bastante positivo. O segundo veio do rival Os Belenenses e é mais uma aposta para o futuro. Não será um jogador de primeira linha, como o primeiro já tem potencial para ser, no entanto, possui qualidade e ainda alguma margem de progressão, pelo que será um suplente que fará esquecer o titular. O terceiro veio do Huelva de Espanha e tem sido o jogador-sensação da pré-época benfiquista, muito pela sua vontade de atacar e pela sua especialidade de passe-desmarcação. É um jogador completo, no entanto, pela sua carreira irregular em termos de exibições, poderá ser um jogador de meia-época ou até mesmo de um quarto de época. Ainda assim, a jogar como nos dias de hoje, é um dos titulares. Outros pormenores são o facto deste jogador já ter representado o rival Sporting, aliás, ser até das suas escolas de formação; ter sido recentemente convocado para a selecção nacional por Queiroz, o que pode representar uma mudança na atitude do jogador; e, por último, devido à sua entrega ao jogo, ser um dos jogadores da equipa mais acarinhados pela massa associativa do SLB.
Ainda no meio campo, mas na ala direita, temos Balboa, outro jogador jovem, com grande margem de progressão e que vem de um grande de Espanha, o Real Madrid. Já mostrou ser um jogador rápido e que cruza bem, no entanto, isso só não chega para ser titular no Benfica, pelo que perdeu a titularidade para um jogador que até nem joga na posição de extremo-direito, Ruben Amorim. Ainda assim, parece-me uma boa aposta e temos de contar também com o tempo de adaptação do jogador.
Na posição 10, já vos falei de Pablo Aimar, um jogador de classe mundial. Certamente que conseguirá substituir Rui Costa, mesmo não sendo fácil. Quando a bola passa por si, parece que todo o jogo muda, que surgem outras oportunidades, e, caso esteja em forma, acredito que será uma mais valia para o Benfica. É certo que no Saragoça fez muito poucos jogos a titular, não sabendo precisar também qual a sua avaliação nesses mesmos jogos (mas refira-se somente que o Saragoça desceu de divisão), mas a classe já espalhada por este profissional, quer no River Plate, quer no Valência, deixam muita água na boca aos benfiquistas.

Por fim, na ala esquerda do meio campo, temos Urreta e Reyes, sendo ambos jogadores versáteis que poderão também jogar na ala direita do ataque ou até mesmo a avançados centro. O primeiro, o jogador mais novo do plantel com 18 anos apenas, é super rapidíssimo, bastante dotado tecnicamente e muito ágil nas desmarcações. Já afirmou que se identifica bastante com Cristiano Ronaldo no seu estilo de jogar futebol. Tem sido, efectivamente, uma grande surpresa nesta pré-época encarnada, tendo marcado um golo frente ao Blackburn Rovers de Inglaterra e, nos últimos jogos, foi um verdadeiro quebra-cabeças para as defesas adversárias. Poderá, e será o mais certo, não ser titular devido à classe de Reyes, Cardozo e Aimar, ainda assim, caso Balboa e Di Maria não consigam vingar na direita, teremos Urreta. O segundo é o jogador-sensação das contratações efectuadas esta época pelo Benfica. Ainda os jornais se enrolavam com mais um episódio da novela Luis Garcia e já Reyes tinha chegado a acordo com o SLB. É um jogador super completo, versátil e, apesar de jovem, já rotinado a jogar em grandes equipas e ao mais alto nível. Foi titular pelo Sevilha, Arsenal, Real Madrid e Atlético Madrid, agora no Benfica, espera-se que o internacional espanhol consigal voltar às suas grandes exibições de Sevilha e Arsenal. Não vale a pena caracterizá-lo de melhor forma pois todo o adepto do futebol já o viu jogar e ao nível mais alto do futebol europeu.

Sem comentários: