quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A venda de Nelson

Pois bem, quando só se pensam nas entradas, acontece que há uma saída, a do lateral-direito Nelson. Este foi contratado ao Boavista por 1 milhão de euros, saíndo agora por 6 milhões de euros para o Bétis de Sevilha. E ainda ficaram na posse do Benfica 20% do passe do jogador.
Terá sido um bom negócio? Parece-me que sim, no entanto, temos agora uma grande lacuna no plantel, que passa por não termos nenhum jogador de raíz para a posição de defesa direito.
Em alternativa, já se falou de Belleti do Chelsea e agora fala-se em Seitaridis do Atlético de Madrid. A meu ver, excelentes alternativas. Contudo, se gastarmos com o reforço a mesma quantia monetária que recebemos com a venda de Nelson, esta afigura-se pouco produtiva ou, se quisermos, ineficiente em relação aos objectivos que o Benfica se propunha a atingir com a venda do jogador.
Nelson era um jogador adaptado e conhecedor do futebol português e ainda com muita margem de progressão. Já se exibiu a grande nível, estando neste momento numa fase muito irregular da sua carreira, tendo saído, muito recentemente, de uma lesão na perna esquerda.
Ora, tanto Belleti como Seitaridis, apesar de serem reconhecidos no futebol europeu, auferem um vencimento bastante superior ao de Nelson e, à excepção de Seitaridis, não temos 100% de garantias em como vai haver uma boa adaptação ao clube, ao futebol português e ao país. Também em termos de margem de progressão e evolução dos jogadores, é quase inexistente.
Assim sendo, acredito mais em Seitaridis do que em Belleti, mas terá de ser uma compra que não ultrapasse os 3 milhões de euros!
E também acredito em Miguel Rosa, mas para a próxima época ser o nosso segundo defesa lateral.

Sem comentários: