sábado, 30 de agosto de 2008

O Prognóstico: Benfica vs. Porto

É um jogo de aposta tripla! Qualquer uma das equipas pode conseguir superiorizar-se à outra e ganhar vantagem no marcador. Se o Benfica perder o jogo, ficará a 5 pontos do Porto, o que será desmotivante para uma equipa em construção e que terá mais jogos muito difíceis logo nas jornadas seguintes.
A equipa do Porto parece-me muito mais fraca do que a do ano transacto. Na defesa, as laterais estão frágeis pois Sapunaru e Benitez são jogadores que ainda não estão habituados ao nosso futebol. Benitez não é talentoso a atacar, aliás, quando ataca é apenas para servir de apoio a Rodriguez, por forma a que este tenha um jogador a quem passar caso esteja bastante apertado. Sapunaru quis impressionar os adeptos do Porto para estes conseguirem esquecer Bosingwa, mas esqueceu-se que necessita de ser mais rápido e ter capacidade física para recuperar do ataque e conseguir vir defender. Portanto, parace-me que o Benfica terá que atacar pelas alas por forma a criar desequilíbrios na defesa portista. Ainda para mais, poderá ter na área Cardozo e Yebda (em lances de bolas paradas).
No meio campo portista, apenas se aproveita Lucho, Rodriguez e Meireles. Lisandro, caso não jogue no meio do ataque, ou seja, toda a equipa a jogar para si, não consegue render nem metade daquilo que fez a época passada. A outra opção que Jesualdo escolher para fechar o meio campo também não será decisiva, tendo em conta os jogos que efectuaram Guarin, Bollati e Tomás Costa. Quanto a Hulk, parece-me um jogador razoável, ainda assim está desintegrado do nosso futebol e da sua equipa. Parece-me um Lisandro com um remate mais forte, nada mais.
Posto isto, o Benfica terá que jogar a saber aproveitar os pontos fracos do Porto. Portanto, creio que Quique Flores deverá aproveitar os seus melhores alas - Reyes e Di Maria - e colocá-los a jogar juntos logo de início por forma a aproveitar os fracos defesas laterais do Porto.
O meio campo do benfica terá de ser bastante forte pois aí encontra-se a grande virtude do Porto - Lucho e Raúl Meireles - o que fará com que continue a apostar em Yebda e Carlos Martins. Yebda não me parece, pelo menos ainda, um jogador capaz de suportar a pressão destes grandes jogos, no entanto, é esperar para ver a reacção do mesmo. Caso Yebda tenha dificuldades de adaptação ao jogo, a resposta de Quique deverá ser Rúben Amorim.
A frente de ataque será ocupada com Cardozo e Aimar, estando este último ainda numa fase de adaptação pois ainda não mostrou aquilo que consegue fazer num jogo de futebol. Ainda assim, o seu nome pesa e, só isso, já fará Pedro Emanuel ou Raúl Meireles suar bastante e estar alerta a qualquer movimentação do Mago.
Haverá perigo com certeza absoluta na ala direita da nossa defesa. Cristian Rodriguez é um bom jogador e não desiste de nenhuma jogada. Para além disso, quer mostrar aos seus colegas, ao seu treinador e ao seu clube que foi uma excelente opção de compra. Será espicaçado pelo facto de estar a jogar contra a equipa pela qual jogou no passado, o que fará com que o mesmo queira se mostrar à força. Aqui terá o Benfica de conseguir não um Maxi, mas sim um Super Maxi. A ver vamos se estará ao nível...
Como não poderia deixar de ser, deixarei aqui o resultado, portanto, 2-1 sendo os marcadores Cardozo, Lucho e Reyes.

Sem comentários: