quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Treinador Quique Flores

Não descurando tudo aquilo que já foi feito por Quique, e de positivo, no futebol, parece-me que, para os atentos ao futebol, um dos seus melhores feitos foi ter conseguido com que fosse comparado a José Mourinho pelos media.
É óbvio que poderei não estar a ser o mais simpático para Quique, mas digamos, que, de visível, o seu currículo ainda pouco demonstra. Mas esperemos que seja no SLB que o mesmo comece a coleccionar títulos atrás de títulos.
Quique, pelo que foi já dito pelos media na segunda pessoa, é um treinador talentoso, carismático, metódico e simpático. Quanto à última virtude, dispenso bem, aguardo que as outras sejam mesmo verdade. Gosto de treinadores metódicos e carismáticos, pois o futebol não é fruto de sorte (se bem que ela existe) mas sim de trabalho e empenho.
A primeira vantagem de Quique é ter sido escolhido por Rui Costa, director da SAD, e ter uma relação profissional com o mesmo bastante razoável. Parece-me que ambos chegaram a um acordo quanto ao espaço de manobra de cada um, e, quando assim é, toda a gente sai a lucrar.
A segunda vantagem é ter em Rui Costa, "o senhor das compras", um braço direito espectacular no que toca a avaliar futuras contratações e jogadores capazes de suprir as carências verificadas, isto sempre tendo em conta a capacidade financeira. E não sei se os jogadores contratados eram os primeiros da lista, mas que me parecem aliciantes, parecem!
A terceira vantagem de Quique é claramente a massa associativa, falo portanto de adeptos e sócios. Quando o mesmo conseguir fazer com que a Luz se torne no Inferno da Luz, então ele terá um apoio incondicional da massa associativa que lhe permitirá trabalhar com maior tranquilidade e qualidade. Mas atenção por que Quique necessitará concerteza de algum tempo para isso. Tempo esse que Vilarinho não quis dar a José Mourinho!

Sem comentários: